A aplicação do SAST e DAST pela Rain Forest têm se tornado cada vez mais presentes para garantir a segurança de diversos programas ao redor do mundo. No entanto, a inteligência artificial vem modificando cada vez mais esse cenário.
Com o surgimento da inteligência artificial, não só empregos ficaram em risco, como também a segurança cibernética que cada vez mais vulnerável com essa nova tecnologia. E, para isso, é necessário investir em segurança cada vez mais preparada para combater os crimes online – que cresceu nos últimos tempos.
O que é SAST?
Static Application Security Testing (SAST) é, basicamente, um tipo de teste de segurança cibernética usado para evitar invasões aos softwares alheios. Ele encontra o problema que vem em forma de vírus e neutraliza antes do mesmo poder agir.
A vantagem dele é justamente encontrar o vírus, que muita das vezes tem o objetivo de coletar os dados da pessoa e, com antecedência, o prende em uma quarentena. Além da agilidade, ele também faz uma varredura nos softwares do cliente e, com essa vistoria completa, alerta as coisas que precisam ser corrigidas para melhor proteção e experiência.
O que é DAST?
Enquanto isso, o Dynamic Application Security Testing (DAST), identifica a vulnerabilidade da segurança do aplicativo utilizando diversas técnicas. E, então, a partir disso os resultados virão.
O DAST tem inúmeras vantagens, em especial seu papel em fazer uma lista sobre as inúmeras falhas que precisam ser corrigidas no servidor. Ele também vê atualizações pendentes na segurança para realizar a correção dos erros existentes, ambos com a ideia e a agilidade de fazer com que os dados dos clientes seja profissional ou pessoal estejam o mais seguros possível.
Qual o impacto da inteligência artificial em SAST e DAST?
Porém, assim como tudo no mundo, a inteligência artificial mexeu com esses dois sistemas de segurança também, a população continua aprendendo a lidar com todos os desafios que a IA trouxe, mas alguns sistemas de segurança não estão completamente preparados.
O impacto mais significativo da inteligência artificial em SAST e DAST para as empresas é a segurança de dados. Afinal, como está lidando com um inimigo invisível, não sabe de onde ele vem e quando vem – para isso, se torna importante investir em empresas como a Rain Forest.
Benefícios da IA para a Segurança de Software
A IA pode assustar, mas ela também é a abertura para diversas oportunidades e melhorias. Se usado de forma bem feita e estudada, ela pode ser uma grande aliada para a segurança de softwares em empresas e computadores casuais. Existem muitos benefícios que podemos estar listando para juntar esses componentes e dobrar a segurança para combater os malwares – tais como:
- Correlação de ameaças entre ambientes
- Simulação de ataques
- Análise preditivas de riscos
- Priorização dinâmica de ações de segurança.
Toda tecnologia nova tem seus lados negativos e positivos. A diferença é quem as usa e para que motivo, ainda vai ser feita uma lei para frear qualquer coisa feita pela IA, mas é uma ferramenta que continua sendo conhecida e ainda está em processo de evolução.
As empresas precisam investir em maiores táticas de segurança e se reinventar com Inteligência Artificial. Afinal, ela pode ser uma aliada na proteção de dados e toda necessária proteção e, para garantir ela em sua totalidade, conte com a Rain Forest!