Tecnologia e Inovação

Tipos de componentes eletrônicos

Muitos que pesquisam por componentes eletrônicos na Eletrogate ficam em dúvida sobre quais seriam os principais deles. Estes, por sua vez, costumam ser os resistores, capacitores e transistores devido às funções que desempenham no circuito elétrico serem extremamente importantes para a maioria dos sistemas.

Acontece que, por existir uma variedade gigante no mercado, os criadores costumam ficar em dúvida sobre quais escolher. Sem optar pelos componentes adequados para o circuito, os projetos podem ficar suscetíveis a falhas e, dessa forma, não apresentar o funcionamento para o qual ele foi idealizado.

Quais os principais componentes eletrônicos?

Os transistores, resistores, diodos e capacitores são exemplos interessantes dos principais componentes eletrônicos. É muito difícil observar circuitos na atualidade que não tenham pelo menos esses itens e, junto a eles, seguem outros bastante comentados no mercado:

  • LEDs;
  • Botões;
  • Potenciômetro;
  • Circuitos integrados.

Todos os componentes citados possuem funcionalidades diversas e, por isso, precisam ser estudados antes de serem postos no circuito. Assim, é possível garantir o desempenho desejado da melhor maneira.

Para obter todos esses itens com a qualidade que seu projeto precisa, conte com a eletrogate. Através de nossa grande variedade de produtos disponíveis, certamente o seu projeto conseguirá ser durável e extremamente funcional!

Componentes passivos vs. ativos

Os componentes passivos são aqueles que podem absorver ou guardar energia elétrica, somente. O efeito resultante desse acontecimento é a dissipação da energia elétrica em outras formas como calor ou causam o retardamento da corrente. Alguns dos itens que fazem essa tarefa são os resistores, sensores e indutores.

Componentes ativos ou digitais, por sua vez, são os que conseguem realizar interferências na corrente, aumentando-a ou direcionando. Logo, produtos como transistores, circuitos integrados e diodos, por exemplo, conseguem fornecer energia para o sistema e garantir um controle sobre a energia acrescentada em outros.

Aplicações dos componentes eletrônicos: Do cotidiano à indústria

Os componentes eletrônicos são aplicados em diversas criações úteis para o cotidiano, a exemplo dos chuveiros elétricos. A funcionalidade da água quente só é possível por conta dos resistores que convertem parte da corrente elétrica em calor e, dessa forma, transferem para a água. Além disso, aplicações como o proteger circuitos de inversão de polaridade pelos diodos e amplificar os sinais elétricos com os transistores são outros conhecidos.

Na indústria, por sua vez, existem outras aplicações muito interessantes, a exemplo dos sensores nas fábricas ou em campos de agricultura. Acontece que esses componentes respondem a estímulos e é possível utilizá-los para funções tanto de segurança como também de controle medidas, como o sensor de pressão.

A importância dos componentes eletrônicos na modernidade

Toda a revolução proporcionada no meio tecnológico moderno só foi possível por conta dos componentes eletrônicos. Com o controle do fluxo da corrente elétrica presente junto com a criação das condições para que ela exista, os componentes são responsáveis por garantir o funcionamento de diversos circuitos que permitem o surgimento de dispositivos indispensáveis para o contexto de hoje.

Como exemplo, temos as telas de celular, computadores e diversos outros que utilizam LEDs para funcionar adequadamente. Sem a criação desses itens, não seria possível ter esses aparelhos e, portanto, não existiria a comunicação rápida que conhecemos na atualidade.

Onde encontrar os componentes ideais? 

Para encontrar os componentes eletrônicos ideais, o melhor é a Eletrogate. Além de termos muita experiência com itens, nossa proposta é a de permitir que você explore o máximo de possibilidades que a eletrônica pode oferecer.

Por isso, fornecemos produtos com foco na qualidade e também disponibilizamos um suporte técnico gratuito para que você aproveite o máximo do potencial deles em seu circuito. Além de atuarmos no nosso site, estamos presentes em marketplaces como Americanas, Magalu e Mercado Livre, por exemplo.

Logo, é perceptível como os componentes eletrônicos desempenham um papel indispensável para a criação de circuitos. Com a noção de quais são os principais, você pode fazer a compra do item que mais se adequa ao seu sistema através da Eletrogate e garantir o funcionamento ideal de seus circuitos! 

About the author

Equipe Singular Digital

Comentar

Click here to post a comment