Tecnologia e Inovação

Fazendo a implementação da gamificação da forma correta

Entender o que é gamificação é ficar por dentro de um dos melhores recursos que podem modernizar e otimizar uma equipe de profissionais, treinamentos e até mesmo a fidelização dos clientes. São muitos os benefícios de realizar a gamificação, mas é preciso conseguir implementá-la da forma correta. 

Quanto mais bem realizada for a implementação, melhores poderão ser seus resultados, especialmente quando esta implementação for realizada de maneira personalizada, atendendo de maneira especial suas necessidades e características. 

O que é a gamificação?

Gamificação é um processo que une atividades lúdicas com tarefas práticas, que muitas vezes exigem atenção, desempenho e persistência. Por meio da gamificação, esses processos podem receber um reforço motivacional, o incentivo necessário que gera atenção, interesse e até entretenimento. 

É possível adaptar a gamificação para vários setores, necessidades, equipes e funções diferentes. Todas essas aplicações podem se tornar mais interessantes, de modo que os colaboradores e clientes se sintam mais engajados em processos de compras, produtividade e até aprendizado. 

Para que serve?

A gamificação serve para transformar processos práticos em atividades lúdicas que geram prazer, entretenimento e até diversão ao serem completadas. Mas mais do que isso, uma plataforma de gamificação proporciona a organização dessas atividades, de maneira que é mais fácil acompanhá-las e verificar a sua conclusão. 

Este elemento é ideal para empresas que querem uma perspectiva mais completa da rotina de sua equipe. Outro uso comum a este controle de completar atividades é premiar metas e a conclusão de certos objetivos, algo que pode ser utilizado tanto com os colaboradores, quanto com clientes. 

Por que utilizar a gamificação?

Por meio da gamificação a sua empresa pode tornar os colaboradores ainda mais motivados, felizes e incentivados. Não só pelos elementos lúdicos inseridos em atividades práticas, mas pela oportunidade de premiar a conclusão de certas metas e objetivos. 

Outro elemento importante é a possibilidade de otimizar as vendas de sua empresa ao gamificar atividades em que clientes ganham benefícios, vouchers e descontos. É uma ótima forma de manter os consumidores engajados. 

Tipos de gamificação

O serviço pode gerar diversos tipos de gamificação diferentes, como uma plataforma de prêmios e/ou um checklist de atividades. Esses são alguns exemplos de ações que podem ser integradas na gamificação e serem possivelmente otimizadas por elas. 

Ao analisarmos o que é gamificação, percebemos que o serviço pode ser personalizado conforme as necessidades de uma empresa ou instituição. Portanto, existem diversos tipos diferentes de gamificação e um exclusivo pode ser utilizado para atender sua empresa. 

Benefícios da gamificação

O principal benefício da gamificação é tornar tarefas ordinárias em uma experiência mais interessante, o que permite mais engajamento dos colaboradores e clientes. Uma equipe de vendas combinada com a gamificação tem mais incentivo para vender, o que pode aumentar seu rendimento: 

  • Mais produtividade;
  • Competitividade sadia;
  • Fidelização das vendas;
  • Incentivo da equipe. 

Esses são benefícios associados aos diferentes tipos de gamificação, o que mostra como o serviço pode ser bem versátil e como agrega ao seu negócio. Uma ferramenta excelente que só tem a somar em sua rotina. 

O que pode ser gamificado?

Vários são os elementos que podem ser gamificados, desde premiações, checklist de atividades, processos de vendas e muito mais! Como o serviço pode ser criado para sua empresa, então as possibilidades são quase infinitas, mas como exemplos mais tradicionais podemos citar: 

  • Plataforma de premiação por metas atingidas;
  • Atividades e processos rotineiros; 
  • Plataforma para metas de vendas;
  • Rotinas de compra ou venda.

Mas não se esqueça que seu negócio pode ter uma gamificação personalizada e para obter a sua entre em contato com a Gamific, a empresa especialista no serviço. Com a Gamific você pode adquirir uma plataforma de gamificação personalizada e que atende às suas necessidades de maneira especial. 

Gamificação: faça do modo correto

Mas atenção, para receber todos os potenciais benefícios de uma boa gamificação é necessário implementá-la de maneira correta. E a melhor forma de garantir o serviço é com a Gamific, que tem o prazer de auxiliar sua empresa a utilizar o recurso. 

Na Gamefic você tem acesso a um serviço customizado e profissionais dedicados e especialistas no assunto. Toda a tecnologia também será utilizada para criar a solução necessária para atender melhor sua empresa. 

Agora que já sabe o que é gamificação, não fique sem o recurso em seu negócio. Procure os profissionais e obtenha a possibilidade de incentivar sua equipe de vendas e fidelizar mais clientes com a tecnologia da gamificação.