Motivar vendedores e impulsionar vendas é um dos maiores desafios das empresas! No entanto, existem diferentes ferramentas estratégicas e modernas no mercado que podem auxiliar nesse processo.
A gamificação nas vendas é uma estratégia que pode trazer resultados dinâmicos. Além de, claro, melhorar o ambiente de trabalho por trazer bem-estar, motivar os colaboradores e impulsionar suas vendas, como consequência.
O que é gamificação?
Por definição, a gamificação é um método que promove trazer elementos de jogos, como bonificação por cumprir metas – por exemplo, para práticas da vida real, como aulas ou rotinas empresariais. Ou seja, é uma sistemática de disputas, desafios e premiações.
Os jogos são instigantes e prendem a atenção de pessoas de qualquer idade. Ao usá-los para motivar vendedores com objetivos e metas a serem cumpridos, você poderá alcançar resultados surpreendentes.
Por que usar gamificação nas vendas?
O uso da gamificação nas vendas se torna realidade em diversas grandes empresas. A gamificação é uma forma descontraída de colocar metas, com isso, o ambiente de trabalho se torna mais leve, com menos cobrança e rigidez. Como consequência, os próprios vendedores irão se dedicar para os objetivos serem alcançados, aliviando, assim, as preocupações do gestor.
Colocando objetivos claros para seus vendedores e estimulando um espírito de competição saudável, o esforço para ganhar o jogo e a premiação pode aumentar as vendas quase que automaticamente.
Desenvolvimento de habilidades e comportamentos desejáveis em vendedores através da gamificação
Nem tudo é apenas sobre vendas! O desenvolvimento de habilidades e comportamentos em vendedores também pode ser inspirado através da gamificação. As habilidades socioemocionais desenvolvidas por essa prática incluem:
Engajamento e colaboração
Os vendedores terão a possibilidade de trocar conhecimentos e aprendizados, se conhecerem melhor e se engajar emocionalmente, já que toda competição traz uma oportunidade de aprendizado.
Criatividade
Nada como usar a criatividade para alcançar seus objetivos. A cada problema que aparece, uma nova resolução nasce quando a criatividade é desenvolvida. Podem ser resoluções simples ou complexas, mas sempre serão diferentes.
Comunicação
Vendas necessitam de uma comunicação assertiva, a qual é uma fala dinâmica e respeitosa que passa todas as informações de forma clara e honesta para atingir o resultado das vendas.
Persistência
Fracassar no primeiro desafio não significa que você será sempre um fracassado. Motivar sua equipe a ter persistência para continuar e alcançar os prêmios é um dos pontos importantes da gamificação nas vendas.
Empatia
Ter empatia não só com os clientes, mas também com os outros colaboradores é o ato de se colocar no lugar do outro e entender as reais necessidades pedidas para poder atendê-los da melhor forma possível.
Escuta ativa
Para desenvolver a empatia, há necessidade de ter uma escuta ativa. A escuta ativa é escutar tudo com atenção e interesse, sem pressa de responder. Prestando atenção aos detalhes e às emoções dos outros.
Persuasão
Se você tem uma meta clara e deseja atingi-la, a persuasão será desenvolvida a partir de narrativas sobre o produto ou serviço. O ato de vender requer uma habilidade de convencimento do cliente.
Responsabilidade
Para alcançar os resultados propostos, os vendedores serão estimulados a ter mais responsabilidade, envolvendo pontualidade, organização e observação dos seus comportamentos com clientes e outros colaboradores.
Credibilidade
A credibilidade nas vendas é adquirida pela autoconfiança. A cada nível alcançado dos desafios propostos, os vendedores vão adquirir mais autoconfiança. Essas habilidades e comportamentos desenvolvidos através da gamificação serão de alto valor para impulsionar suas vendas.
Exemplos de programas de gamificação para diferentes equipes de vendas
Para motivar vendedores e impulsionar vendas, a empresa pode optar por alguns programas de gamificação para diferentes equipes de vendas. Dentro de alguns exemplos da gamificação, podemos citar:
- Programa de pontuação: esse programa vai pontuando o participante para cada tarefa ou venda concluída até chegar ao objetivo final;
- Programa de badge: a cada conquista, esse programa entrega uma medalha até o participante alcançar todas as medalhas disponíveis;
- Programa de níveis: a cada nível alcançado, o participante destrava novas ferramentas e tarefas mais complexas até atingir o maior nível do desafio;
- Programa de quadro: você coloca o nome de todos os participantes no quadro e conforme o desempenho de cada um, o posicionamento desses nomes vão sendo alterados.
Existem inúmeras possibilidades quando o assunto é gamificação nas vendas, basta escolher e adaptar qual o melhor para diferentes equipes de vendas. Lembrando que conhecer seus colaboradores fará com que você escolha uma gamificação que realmente funcione.
Ferramentas e recursos para aplicar a gamificação no processo de vendas
Algumas ferramentas e recursos para você aplicar a gamificação no processo de vendas podem motivar vendedores, aumentar exponencialmente suas vendas e prosperar o seu negócio. A Gamefic é uma empresa de gamificação moderna e arrojada onde você pode ter diversas vantagens para sua empresa, como:
- Relatórios de engajamento;
- Acompanhamento de rankings;
- Personalização;
- Cruzamento de métricas;
- Gerenciamento de todo o jogo;
- Criação de indicadores;
- Edição de dados da empresa;
- Sincronia com outros jogadores;
- Canal de comunicação para os participantes e muito mais.
Com esses serviços sua empresa pode alcançar muito mais resultados com sua equipe e ter melhor resultado nas suas vendas. Entre em contato com a Gamefic e peça sua demonstração, ficaremos felizes em te atender e fornecer o melhor atendimento para auxiliar suas dúvidas.
Como avaliar o impacto da gamificação nas vendas
A avaliação do impacto da gamificação nas vendas pode ser feita a partir de objetivos traçados com clareza, escolha de métricas de avaliação para cada programa, coleta de dados e análise desses dados. A partir dessas 4 etapas, você está pronto para lançar seu jogo e, quando receber os resultados, analisar o que pode ser melhorado.
Ao avaliar o impacto da gamificação nas vendas você poderá subir para o próximo nível e motivar ainda mais sua equipe. Para aumentar suas vendas e motivar vendedores, não se pode parar no tempo e usar estratégias obsoletas, é necessário inovar. E, nada melhor que a gamificação para te auxiliar nessa nova era da sua empresa!Para inovar a rotina da sua empresa após saber o que é gamificação, você pode contar com a Gamefic! Acesse nosso site e veja como essa estratégia pode, não só otimizar seus resultados, como também trazer inúmeros benefícios para sua rotina.